EnglishFrench GermanSpain Italian DutchRussianPortugueseJapanese KoreanArabicChinese Simplified

domingo, 5 de agosto de 2012

Deus sonda o coração, não o sexo





" E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão. Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes " . ( Juizes 4, 2-8 )

Na ocasião em que estes acontecimentos ocorreram, o povo de Israel atravessava um momento muito difícil. Em virtude de suas falhas e descompromissos com Deus, tiveram a conseqüência de serem entregues nas mãos do inimigo, que neste caso era liderado por Jabim, rei de Canaã. O texto diz, no verso 3, que o povo estava sendo oprimido violentamente, então clamaram ao Senhor, ou seja, mais uma vez decidiram voltar-se a Deus, que tantas vezes os livrara com milagres e grandes prodígios.
Débora era juíza e também profetisa do Senhor, mulher a quem Deus usara poderosamente. Deus a instruiu para que chamasse a Baraque, que seria o homem que Deus usaria para dar vitória ao seu povo, porém, quando recebeu, através de Débora, o chamado para que fosse a batalha, Baraque lhe respondeu: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei., Débora então lhe diz: Certamente irei contigo. 

Se continuarmos acompanhando o decorrer do texto, notaremos que Débora acompanha Baraque e o Senhor garante a vitória a seu povo.
Mas por que será que Baraque só se dispõe a ir se Débora acompanhasse ? Não seria covardia de sua parte recusar ir a batalha sem a companhia de Débora, mesmo sendo ela uma mulher ?


Certamente estas são perguntas que surgem quando lemos este texto, porém existem respostas a elas. Débora, assim como outros profetas homens, tinha grande importância para o reino, certamente esta era uma mulher muito admirada, não pelos seus dotes físicos, inteligência ou riqueza, mas pela presença do Senhor em sua vida, que a colocava em posição de evidência; Baraque sabia disto e foi exatamente este o motivo que o levou a querer sua presença. Baraque sabia que Débora não lutaria com nenhum dos adversários, mas ele sabia também que aquele que estava com ela poderia derrotar qualquer exército e que a sua " simples " presença transmitiria a segurança que nem mesmo um exercito de um bilhão de homens dariam.

Débora certamente foi uma mulher muito falada, aliás, bem falada por sinal, infelizmente, hoje pouco vemos e ouvimos sobre mulheres assim, você, assim como eu, sabe que muitas mulheres, principalmente as que vemos na mídia, ganham notoriedade por representarem aquilo que está na cabeça de muitos homens, ao invés de fazerem o que está no coração de Deus.
Deus me levou a escrever a fim de dizer que mulher também pode ser usada por Deus. A bíblia diz que Deus sonda o coração, não o sexo. Se você é mulher, saiba que Deus te ama da mesma maneira que ama os homens e espera que você tenha um compromisso genuíno com ele. Ele tem interesse na sua realização e entende aquilo que só as mulheres pensam e sentem, contudo está mais interessado na sua salvação e naquilo que 
Ele pode torna-la. 

Notamos que muitas vezes a bíblia refere-se ao ser humano ( homem e mulher ) como homem mas não diz que os do sexo masculino são mais ou menos queridos. Compreendo que em alguns casos pode até existir, na sociedade, uma certa ênfase na pessoa do homem, porém Deus não ama mais a um do que a outro, nem mesmo fez mandamentos diferentes, antes, usa e abençoa a qualquer um que o busca verdadeiramente.
Para se tornar um vaso nas mãos de Deus não é necessário a aprovação de fulano ou ciclano, basta ter um compromisso real e sincero com Deus - independente do sexo. Se, por acaso, uma porta se fecha aqui, Deus abre muitas outras ali, porque sua obra não pode parar pois grande é a ceara e poucos são os ceifeiros. Busque a Deus e descubra que além de uma boa esposa e mãe, você pode ser uma ótima serva do Senhor.


Que Deus Abençoe a todos!


Ministro Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se alimentou? me faça feliz!
comente!

Me faça feliz, Comente!

Seguidores